A Dupla Exposição é um tipo de técnica da fotografia onde há sobreposição de duas fotos, formando uma terceira. Assim, a imagem ganha um outro significado e cores, além de um ar mais artístico, que vai cumprir ou não a sua função a depender do fotógrafo ou manipulador da imagem - digo isso porque também é possível conseguir o efeito no Photoshop e até mesmo no celular. Como? Vamos te contar neste post.
Saiba como surgiu, aprenda a criar o efeito no Photoshop, se é possível fazer com a sua câmera DSLR, além dos apps disponíveis para celular com o efeito.

Dupla Exposição com câmera digital - show da Vanessa da Mata em 2014
Como a técnica surgiu
Como as câmeras mais antigas tinham um filme fotográfico, era possível que uma imagem ficasse sobreposta a outra de maneira automática. Mas, como isso gerava o efeito acidentalmente, muitos quadros se perdiam no processo de avanço, o que prejudicava quem estava fotografando. Foi assim, então, que a técnica surgiu. Não há nenhum registro de quando de fato aconteceu pela primeira vez.
Quando pensamos em exposição temos que ter em mente o tempo que o fotograma, ficou exposto à luz até que a imagem final surgisse. Assim, quanto mais luz incidir no filme, mais clara e exporta a foto vai ficar. Por isso, esse recurso se tornou tão rico quando falamos de construção de luz e combinação de fotos com o filme fotográfico das câmeras analógicas.

Na época que o efeito foi descoberto isso não era tão bem visto e até mesmo considerado um erro de fotografia. Por isso, as primeiras câmeras compactas automáticas vieram um dispositivo que evitasse que o “erro” acontecesse.
Hoje, porém, nós sabemos que a técnica gera um efeito incrível podendo surgir milhares de combinações de cores, formas e imagens. Elas podem ser feitas inclusive para tornar uma celebração ou até mesmo evento inesquecível na vida de alguém. Afinal, a empresa não leva esse nome à toa, né?
Nessa foto ao lado, usamos a técnica para registrar o show da cantora Vanessa da Mata que cobrimos em 2014.
Como usar técnica de Dupla Exposição na DSLR
Hoje em dia a maioria das câmeras profissionais digitais emulam o efeito das analógicas na hora de criar imagens que se sobrepõem. Para criar o efeito nas DSLRs é preciso fotografar duas imagens no formato RAW do aparelho procurar o recurso “sobreposição de imagem” no menu.
Mas não fique tão animado, porque nem todos os modelos de câmera vêm com essa opção. É legal você pesquisar bem no mercado para saber se o aparelho que você deseja tem o modo sobreposição. Alguns aparelhos com a função são: Fujifilm X100S, Fujifilm X Pro1, Olympus OM-D E-M5, Canon 6D, Canon 1D X, Canon 5D MK III.

Efeito usando a câmera DSLR - show da Banda do Mar
Como as câmeras são mais caras, vale a pena avaliar o uso geral que você dará a ela antes de pensar em comprar só por ter essa função, viu?
Como fazer dupla exposição no Photoshop

Sabemos que nem todos têm uma câmera profissional para chamar de sua, mas nem por isso precisam ficar de fora, não é? Bem, com o Adobe Photoshop você vai conseguir criar o efeito sem grandes dificuldades.
O primeiro passo é tirar duas fotos que tenham fundos brancos, colocar uma por cima da outra no programa. Depois você vai precisar trocar o Blending Mode da camada superior para Screen. Com isso pronto, é só aplicar uma camada de ajuste preto e branco (P&B), mexer na curva e dar um toque de saturação e nos tons da imagem.
No exemplo ao lado usamos algumas revistas de moda e as sobrepusemos à uma silhueta de mulher. Fizemos todo o processo no Photoshop para mostrar que há milhares de possibilidades para a técnica. Basta usar a criatividade.
Como criar dupla exposição usando o celular
Nem o nosso bom e velho smartphone escapou do efeito. Isso porque tanto nas lojas de aplicativo do sistema iOS quanto do Android, temos opções de apps que reproduzem a técnica fotográfica sem esforço. Aqui, nós selecionamos quatro aplicativos com funções diferentes para que você escolha a melhor opção.
O primeiro app é Reflections X Ray-ban, disponível para os dois sistemas operacionais. O legal desse aplicativo é que ele deixa você tirar as fotos na hora e ainda tem alguns efeitos de acordo com as cores das lentes da marca de óculos. Ele está disponível para os dois sistemas operacionais e sai de graça. O ponto negativo é o app não deixa você escolher fotos do seu rolo de câmera.

Dupla Exposição no aplicativo Rayban Reflections - Reprodução App Store
Já o Rookie é uma opção também gratuita, mas só para usuários do iPhone. Ao contrário do anterior, o app te deixa escolher entre as suas fotos tiradas e quardadas no celular. Assim, é possível e fazer a combinação entre elas e obter um lindo efeito.
O Snapseed é um aplicativo de edição de imagens bem conhecido no mercado e também conta com o efeito. Ele contempla os usuários do sistema do Google e da Apple e sai de graça. O interesse dele é que não vai ser um “peso morto” no seu celular e pode servir para vários tipos de edições além da proposta aqui. Vale conferir.
O “Dupla Exposição” é o último app que indicamos para fazer o efeito fotográfico. Seguindo os demais, ele sai de graça na loja de aplicativos da Apple. Além do efeito proposto, ele tem diversos filtros para você aplicar nas suas fotos. Deixe a imaginação fluir e componha lindas imagens.
Portanto, seja no celular, câmera analógica ou digital o que vai garantir sensibilidade à foto é o olhar e bagagem de quem capta a imagem. Nós acreditamos tanto nisso que temos o cuidado de conhecer as histórias daquelas que cruzam o nosso caminho e confiam na história que contamos por meio das lentes. Assim, temos a garantia de estar em sintonia com quem está do outro lado da câmera para que o resultado seja inesquecível e sensível ao máximo.
E você, já se arriscou na dupla exposição? Conta para gente um pouco mais da sua experiência.